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sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Trabalho de Adm em Marketing - 2º Periodo


Empresa: MAGIC TOYS


Integrantes do Grupo


ALEX GONÇALVES RODRIGUES
ANA PAULA SILVA ALVES
ARIANA APARECIDA REZENDE
DARIEL DE CARVALHO
JOSÉ RODRIGUES DE ANDRADE FILHO




MAGIC TOYS


Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão da disciplina de Fundamentos de Marketing e Economia do 2º período do Curso de Comunicação Social, sob a orientação da professora Fabiana Oliva Silveira.



Sumário


Nome da Empresa 5
Ramo da empresa 5
Setor de atividade 5
Missão. 5
Visão. 5
A empresa. 5
Teoria Humanista. 6
Teoria da Contingência. 6
Análise de mercado. 7
Macroambiente. 7
Variáveis Tecnológicas. 7
Variáveis Políticas. 7
Variáveis Econômicas. 8
Variáveis Legais. 8
Variáveis Sociais. 8
Variáveis Demográficas. 8
Variáveis Ecológicas. 8
Microambiente. 8
Clientes. 8
Concorrentes. 11
Órgãos regulamentadores. 11
Fornecedores. 12
Plano de Marketing. 12
Preço. 13
Estratégias de comunicação e promocionais. 14
Logotipo e layouts. 15
Catálogo de brinquedos. 20
Projeto Magic Toys. 24
Projeto Plantando o futuro. 24
Recriando na melhor idade. 25
Projeto “Dia Magic Toys” 26
Bibliografia. 28





Nome da Empresa: Magic Toys
Ramo da empresa: Brinquedos Educativos
Setor de atividade: Entretenimento e educação através dos brinquedos

Missão
“Promover a educação e o crescimento intelectual das crianças”.

Visão
“Tornar uma empresa de referência local e nacional, crescendo numa perspectiva de inovar e ajudar as crianças a aprenderem brincando”.

A empresa
A empresa surgia da observação das necessidades que os pais têm de encontrar brinquedos que prendam a atenção de seus filhos e ao mesmo tempo proporcione algum tipo de conhecimento.
Segundo Márcia Correia (2008) o brinquedo tem um papel importante na formação de uma pessoa:
Em muitas escolas é comum a utilização de brinquedos no processo pedagógico das crianças. Para alguns professores o ato de brincar é coisa séria e pode ser uma ferramenta para ensinar números, noções de geometria, letras do alfabeto... Para outros, o brinquedo não deve ter a função de educar, mas sim divertir e trazer um momento lúdico para a criançada – fora isso, deixa de ser brinquedo.
Nossos principais produtos são brinquedos educacionais, ajudando os pequenos a desenvolverem o imaginário das crianças. Ajudam na construção de um mundo de faz de conta, desenvolvendo assim algumas capacidades como o desenvolvimento do nível cognitivo, psicomotor e emocional. Os brinquedos contribuem para o aprendizado didático, como os conceitos de cor e forma. Além de ensina-los a lidar com frustrações, disputa, saber perder e vencer.
O público principal são crianças de zero a dez anos de idade. Cada faixa etária existe brinquedos indicados.
A psicopedagoga Carmen, explica que o brinquedo deve se adequar às faixas etárias. “De zero a nove meses, a criança pode brincar com móbiles, chocalhos, brinquedos para o banho. De nove a 12 meses, os brinquedos devem estimular a coordenação motora, além de texturas, formas e tamanhos variados. Já de um a três anos, a criança está mais curiosa, é adequado oferecer jogos com peças de montar e blocos de encaixe”, orienta. Carmen completa que dos três aos cinco anos, os pequenos querem testar a força física, imitam os adultos; por isso, os brinquedos devem estimular a memória e o raciocínio, os jogos de visualização, como quebra-cabeça, são indicados. “Já dos nove aos 12 anos, as crianças começam a usar a tecnologia, videogames e praticam esportes”.
Assim a Magic Toys está envolvida nesse processo de estimulo às crianças com a finalidade de ensinar brincando.

Teoria Humanista

"Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido”.
Charles Chaplin

Uma vez que trabalhos com o apoio ao desenvolvimento, educação de crianças e seu bem estarem a teoria Humanista se encaixa melhor no nosso perfil.
Colocamos o ser humano como o ponto chave, levamos em consideração seus aspectos emocionais, sociais, a harmonia entre funcionário e organização para assim alcançarmos resultados positivos. Tanto para a empresa no aspecto de produção e crescimento, como para o colaborador no aspecto social e humano.

Teoria da Contingência

É inquestionável que a tecnologia faz parte do dia a dia das empresas e com a Magic Toys não é diferente, a tecnologia da informação influencia diretamente o funcionamento e na composição da empresa.
Alguns autores já falam de um “imperativo tecnológico”. Na visão de Tavistock, a empresa passa a ser um sistema sociotécnico, onde interagem: um subsistema social (pessoas, com seus valores, habilidades e conhecimentos) e um subsistema tecnológico (composto por equipamentos e tarefas).
Ao lado da preocupação com a tecnologia Magic Toys também se preocupar com o ambiente (contexto externo à empresa), tomando as devidas precauções para não degradar o meio ambiente.

Análise de mercado

Macroambiente

É um conjunto complexo de condições e fatores genéricos e externos às empresas que, de alguma forma, interferem para tudo aquilo que ocorre internamente à empresa. É um ambiente repleto de variáveis influenciadoras e determinantes, observamos a seguir.
Variáveis Tecnológicas: Com os avanços tecnológicos, a Magic toys procura se atualizar frente a seus maquinários para produção de seus brinquedos, através de compra de maquinas a base de troca com as antigas, assim promovendo uma maior competitividade, produção e uma melhor qualidade de seu produto.
Na fabrica de brinquedos, também possuímos maquinas que fazem os trabalhos mais simples tais como: lixadeiras, serras, plainas, prensas e entre outras que ajudam na produção de nossos brinquedos.
Existe um sistema voltado para o controle de estoque de brinquedos e o pagamento dos funcionários, mantendo assim um controle de informação da empresa sempre atualizado para eventuais consultas dos proprietários.
Variáveis Políticas: Temos como referencia de política a educacional da empresa, que é a promoção e conscientização dos brinquedos educacionais em conjunto com as escolas que nos mostra as importâncias da formação de um individuo na infância.
Promoção de projetos que façam uma melhor interação entre crianças de diferentes classes sociais e a doação de brinquedos para crianças carentes em creches, escolas e através do projeto recriando na melhor idade com os idosos.
Variáveis Econômicas: Analisando os preços oferecidos pela concorrência, ou seja, pelas as outras empresas, inserimos nosso produto no mercado de forma justa e com um preço competitivo no mercado. Variedades do dólar não nos afeta diretamente, uma vez que nossa matéria prima é nacional.
Observando qual a proporção de investimento por parte do consumidor para a obtenção de produtos que promova o lazer de forma criativa de suas crianças.
Variáveis Legais: Trabalhando sempre em conjunto com órgãos regulamentadores que através de leis vigentes ampare legalmente a empresa de forma correta.
Variáveis Sociais: O resgate de brincadeiras que envolvam a cultura local de acordo com as tradições culturais da região, a facilidade da aquisição dos produtos tanto por meios de vendas como também os financeiros de acordo com o orçamento familiar.
Variáveis Demográficas: As condições de vida da população e a quantidade de crianças existente influenciam diretamente a venda de nossos produtos, uma vez que são voltados para o público infantil.
Variáveis Ecológicas: Quando se refere à parte ecológica da empresa, observamos que a Magic Toys procura reutilizar seu próprio lixo gerado, tais como os restos de madeira são repassados para outros setores que utilizem a madeira. O plástico é reciclado e produzido brinquedos que tenham um valor mais acessível.
Adquiri suas matérias primas de empresas ecologicamente corretas, por exemplo, madeira apenas de reflorestamento.

Microambiente
Clientes

Trabalhamos com crianças de 0 a 10 anos, de ambos os sexos.
De acordo com uma pesquisa elaborada entre 30 famílias de até 03 salários mínimos, com até 03 crianças por casa, chegamos nos seguintes resultados:



· Quantas crianças há em casa?
01 criança - 07 famílias
02 crianças - 15 famílias
03 crianças - 08 famílias

· Sexo?
Meninos - 18 meninos
Meninas - 12 meninas

· Idade dos filhos?
De 0 a 3 anos – 05
De 3 a 5 anos - 10
De 05 a 08 anos - 08
De 08 a 10 anos – 07

· Com qual freqüência você compra brinquedos?
Toda semana – 02 famílias
01 vez por mês – 08 famílias
Apenas em datas especiais – 17 famílias
Quebrou comprou – 03 famílias

· Qual o valor médio gasto em um brinquedo? (valores expressos em R$)
Até 10 – 08 famílias
De 10 a 20 – 10 famílias
De 20 a 30 – 7 famílias
De 30 a 50 – 03 famílias
Mais de 50 – 02 famílias

· Ao comprar um brinquedo qual a sua preferência?
Plástico – 15 famílias
Madeira – 5 famílias
Borracha – 7 famílias
Pano – 3 famílias

· Já comprou algum brinquedo educacional?
Sim – 12 famílias
Não – 18 famílias

· Você brinca com seu filho
Sim – 10 famílias
Não – 08 famílias
Às vezes – 12 famílias

· Você prefere presentear uma criança com brinquedos eletrônicos ou com jogos mais simples?
Depende da idade – 04 famílias
Tanto faz. Acho que os dois são educativos – 6 famílias
Os mais simples porque estimulam a imaginação – 05 famílias
Os eletrônicos, porque estamos na era da tecnologia – 15 famílias

· Com quem fica(m) o(s) seu(s) filhos?
Com os avôs – 09 famílias
Com a empregada – 04 famílias
Com o pai – 02 famílias
Com a mãe - 12
Outros – 03 famílias

· Estado Civil dos pais?
Casados – 12 famílias
Separados – 08 famílias
Amasiados – 07 famílias
Solteiros – 3 pessoas

Concorrentes

Diretos: Lojas on-line (www.didako.com.br, www.lojaapoio.com.br, www.catapreco.com.br e outros). E nos Shoppings de Uberaba e região.
Indiretos: Lojas que além de trabalhar com brinquedos educativos, também trabalha com brinquedos normais, as lojas são: Magazine Luiza, Wal-Mart, Carrefour, Casas Bahia, Lojas Americanas, Supermercado Bretas, Têxtil Abril e outras.
Órgãos regulamentadores

Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, normalização e qualidade industrial, o
Inmetro, que no âmbito de sua ampla missão institucional, objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando o seu lucro por meio de uma aparente proteção ao direito do consumidor, mas usando os mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos disponíveis.
Procon - Programa estadual de rotação ao consumidor - Atende ao consumidor da melhor forma possível, para garantir a qualidade de seus produtos ao comprar com mais segurança.
PMU - Prefeitura Municipal de Uberaba - Toda empresa para garantir sua tranqüilidade onde esta situada, para que venha garantir uma boa identidade visa a Empresa procurar a Prefeitura de sua cidade.
Corpo de Bombeiros - Quando uma empresa trabalha com fabricação de qualquer tipo de produto, como a nossa empresa que trabalha com a fabricação de brinquedos, com equipamentos de risco, maquinas e outros materiais sempre precisaram de um órgão regulamentador como o Corpo de Bombeiros.
Ministério da Educação – Uma vez que trabalhamos com brinquedos educativos temos como órgão regulamentador o Ministério da Educação, pois esse órgão avalia e verifica se os brinquedos são realmente de boa qualidade e que não apresentam problemas que pode afetar a criança que tenha contato com nossos brinquedos.
Abral - Associação Brasileira de Licenciamento é uma associação que visa congregar todas as partes que trabalham, direta ou indiretamente, com o licenciamento de Marcas e outras formas de licenciamento.
IQB – Instituto de Qualidade do Brinquedo. Atua junto ao Inmetro na certificação dos brinquedos.

Fornecedores

A Magic Toys além de oferecer brinquedos de qualidade e educacionais, não deixa de se preocupar também com a origem de sua matéria prima.
Todos os produtos são atóxicos, como a cola e a tinta.
A madeira adquirida vem de florestas renováveis, assim de posse desse certificado, garantimos aos pais e as crianças que não basta oferecer produtos ecologicamente corretos, mas que devemos ter uma postura séria em relação a todos os envolvidos no processo.
Nossas embalagens são feitas de papel reciclado que em sua composição possui sementes de diversas plantas, flores e até mesmo legumes. Esse tipo de papel é 100% biodegradável, foi desenvolvido pela Ong Papel Solidário. Assim ao receber um brinquedo em casa, a criança terá como tarefa, aprender brincando e ajudar a natureza a se auto-reflorestar, plantando assim vidas.
Usando esse tipo de material contribuímos não só com a mão de obra e geração de renda para muitas pessoas, mas reduzimos também a emissão de carbono na atmosfera.

Plano de Marketing

São mais de quinhentos brinquedos à disposição, feitos com madeira de reflorestamento, borracha, pano ou plástico. Destinado a crianças de zero a dez anos de idade, que aliam brincadeira à educação. Os brinquedos despertam nas crianças alguma aprendizagem, seja a coordenação motora, o desenvolvimento da memória através formas, números e cores.
Nosso diferencial é que criamos brinquedos que permitam aliar a brincadeira com o aprender, porque acreditamos que diversão e aprendizagem podem caminhar juntas.
Preço

Utilizando de mão de obra de presos conseguimos diminuir os custos e oferecer ao cliente final um preço mais acessível se comprado com nossos concorrentes. Pois a maioria dos brinquedos educativos oferecidos no mercado tem o preço elevado.
Os valores dos nossos brinquedos são variados, depende do modelo, da categoria, do nível educacional do brinquedo e do peso. Mas com o valor a baixo do mercado.
Um exemplo: Cubo

Nível: 3
Desafio: Ordenar os 27 cubinhos interligados entre si, de modo a formar um cubo de ordem 03, com determinado posicionamento de cores.
Categoria: Seqüencial
Dimensões: ( 7 X 7 X 7) cm cúbico
Peso: 270 gramas
Preço: R$25,00
O nível é a forma de mostrar a dificuldade do brinquedo , o desafio é uma maneira de dar inicio ao jogo, a explicação do modo de brincar de cada brinquedo e a categoria é o seu papel no desenvolvimento do conhecimento do brinquedo.
O preço é o que sugerimos para dar maior satisfação ao consumidor.
Estratégias de comunicação e promocionais

A Ideia Livre como agência publicitária contratada pela Magic Toys elaborou, diante das necessidades de comunicação da mesma, um plano de ação, estratégias de comunicação, buscando assim, consolidar a marca no mercado bem como difundir a filosofia e práticas sociais que a empresa desempenha na sociedade construindo, de acordo com sua identidade, a imagem de uma empresa que se preocupa com a educação no âmbito social e intelectual e empenhada na construção de uma sociedade mais justa e humana.
Para atingirmos esse objetivo propomos:
• Criação da logomarca da empresa
• Criação da identidade visual da empresa (Cartões de visitas, pastas, envelopes, sacolas, embalagens, uniformes, fachadas, camisetas, etc.)

• Criação de anúncios de meia página de caráter institucional e mercadológico para veiculação nos dois principais jornais de circulação diária na cidade.
• Criação de panfletos de caráter mercadológico. A panfletagem terá as instituições de ensino e eventos organizados pela Magic Toys, como alvo principal.
• Criação de outdoors que serão colocados em pontos estratégicos tendo como alvo principal as mães e as crianças.
• Catálogo de produtos e cartilhas explicativas com as funcionalidades dos produtos oferecidos e suas indicações etárias.
• Criação de mascotes para a empresa. Serão 4 (quatro personagens) intitulados de “ A tuminha Magic Toys” que estarão inseridos nos anúncios e Vt’s. Esses personagens também serão utilizados em outras ações com um casting contratado ou mesmo funcionários caracterizados como os personagens criados.
• Cartilha educativa com a “Turminha Magic Toys” para distribuição gratuita entre o publico infantil.
• Criação de Vt’s: Criação de Vt’s de 30’’ que serão inseridos em intervalos de programas como Ana Maria Braga e Vale a Pena Ver de novo e Novela das Seis que terão como alvo principal as mães. Nos intervalos da TV Globinho e Sessão da Tarde com o objetivo de alcançar o público infantil e no intervalo dos jornais e noticiários como o MGTV com o objetivo de atingir os pais. Como o poder de decisão são das Mães e crianças as inserções serão 40% direcionadas às mães, 40% direcionadas às crianças e 20% aos Pais.
Nesses Vt’s e até mesmo em alguns anúncios serão usados como garotos propaganda pessoas mais idosas no intuito de transmitir confiança e seriedade ao público alvo despertando assim o interesse pela compra do produto.
• Criação de um jingle inseridos nos Vt’s bem como em outras ações de comunicação.
• Projetos pedagógicos: Criação de concursos com professores com o objetivo de descobrir novas formas de utilização dos brinquedos.
• Ações em escolas englobando os pais, alunos e professores visando levar ao conhecimento destes os produtos oferecidos pela Magic Toys com panfletagem e distribuição de cartilhas.
• Criação de ações promocionais tendo como prêmio um percentual de desconto na compra de um produto novo para a arrecadação de brinquedos usados que serão doados para instituições que cuidam de menores carentes.


Responsabilidade Social

Projeto Magic Toys

A Magic Toys quer despertar nas pessoas, a consciência de que somos responsáveis pelo meio ao qual estamos inseridos. Para tornar esse ambiente agradável e seguro, basta acreditarmos na força de nossos sonhos. Acreditar que somos capazes e co-autores de novas histórias. Assim a magia se faz a partir da crença.
Não há ser humano que não possua um sonho. Mas é preciso dar oportunidades para que esse sonho se torne real. A maneira encontrada por nós é darmos as mãos uns ao outros. Assim, somos mais fortes e invencíveis. Tornar possível o que para um só indivíduo pode ser inalcançável.
A tarefa de empresas como a Magic Toys é despertar no ser “possuidor” da vida, sua força para o trabalho. Buscar inserir na sociedade, alguém que errou, que pagou pelo seu erro, mas que está disposto a se tornar transformador da história.

Projeto Plantando o futuro

Sabemos que o Sistema Carcerário tem como meta, reeducar, e recuperar presos para reinserí-los na sociedade. O que vemos, no entanto, é a reincidência de inúmeros presos em delitos cada vez mais graves. Na região Sudeste o maior número é de furto e roubos.
Acreditamos que a saída para esse tipo de atitude é inserir no cotidiano desses cidadãos, atividades profissionalizantes que o auxiliem a recuperar a auto-estima. Assim, podemos além de ajudá-lo na recuperação e no preenchimento de seu tempo, criar uma fonte de renda, que será a mola propulsora para ele e sua família, após o cumprimento da pena.
"Não haverá desenvolvimento na personalidade do delinqüente sem condições materiais, de saúde ou proteção de seus direitos, bem como instrução escolar e profissional e assistência religiosa”.Segundo Danielle Magnabosco - acadêmica de Direito no Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB). O condenado não pode perder o contato com a sociedade, para qual se prepara gradativamente.
A liberação sem o prévio preparo, como o tratamento re-educativo, e sem colaboração da sociedade na reinserção social do preso, é traumatizante e fator de delinqüência.
O preso não só tem deveres a cumprir, mas é sujeito de direitos, que devem ser reconhecidos e amparados pelo Estado. O recluso não está fora do direito, pois se encontra numa relação jurídica em face do Estado, e exceto os direitos perdidos e limitados a sua condenação, sua condição jurídica é igual à das pessoas não condenadas. São direitos e deveres que derivam da sentença do condenado com relação à administração penitenciária – Código penal art.38.

Recriando na melhor idade

Infelizmente no Brasil, chegar a 3ª idade é um sinônimo de ociosidade. Os cientistas afirmam que essa etapa começa aos 65 anos, mas por aqui a partir dos 45 muitas pessoas encontram as portas do mercado de trabalho fachadas.
As pessoas sentem-se que após a criação dos filhos, homem e mulher já cumpriram suas metas, e que assim não são mais produtivas. Ao contrário do que acontece no Brasil, os brasileiros que chegam à terceira idade nos Estados Unidos, se sentem mais úteis. As leis que defendem esta categoria da vida fazem com que uma pessoa passe sua idade idosa gozando de respeito e oportunidades.
Assim construímos na vida dessas pessoas, uma ociosidade capaz de leva-los a depressão e tantos outros problemas advindos do tempo livre. Pois quem teve a vida toda de trabalho, dificilmente consegue se adaptar a essa nova realidade.
Estudos comprovam que com o passar dos anos não há nenhum tipo de decréscimo na inteligência das pessoas, na sua maturidade ou na capacidade de absorver novas atividades. Assim, ter em mente que o idoso é uma figura de chapéu ou boné, sentado na praça, ou assistindo a tv o dia todo, é ignorar as potencialidades dessa parcela da população.
Segundo a psicóloga Valéria Medina diz que “são inúmeros os benefícios em qualquer atividade, como dirigir um carro, praticar esportes, fazer ioga, andar de bicicleta, pintar, cantar, dançar, viajar ou participar de clubes e serviços voluntários ou político. O idoso necessita estar em movimento nessa fase da vida.
Nossa proposta é incentivar as pessoas que estão à margem da sociedade (presos e idosos) a criarem brinquedos a partir de objetos e/ou restos de materiais presentes no nosso dia a dia, sem termos que extrair da natureza, já sofrida, matéria prima.
Através de oficinas, que serão ministradas periodicamente, por profissionais capacitados, nos dois segmentos poderemos formá-los para a fabricação de peças artesanais que auxiliarão no aprendizado, de crianças de até 12 anos.
Assim além de contribuirmos para o bem estar de todos, podemos oferecer à sociedade, alternativas de produtos a com um custo mais baixo, advindos de uma mão-de-obra mais barata, que produz brinquedos, motivados pela magia e crença em um futuro melhor.
Esses idosos serão recrutados nas comunidades menos assistidas pela sociedade. Além do trabalho, receberão atendimentos básicos como aferição de pressão, um momento de ginástica e um baile a cada 02 meses.
Em relação aos encarcerados, serão abertas contas bancárias em seu nome e parte do que for vendido de sua produção, será automaticamente depositada em sua conta, podendo ser resgatado após o término de sua sentença. Essa parceria deverá ser fiscalizada pelo Centro de Detenção e fiscais da Magic Toys.
Convocaremos também suas famílias, para acompanharem as atividades desenvolvidas. Assim mostrará a todos, o interesse na recuperação do delito.
Como prestação de contas à sociedade, publicaremos a cada trimestre um balanço mostrando o projeto e seus resultados. Todas as atividades envolvidas e as oportunidades que serão oferecidas ao mercado.

Projeto “Dia Magic Toys”

Objetivos

· Tornar a empresa conhecida no mercado local como socialmente responsável
· Levar os pais a conhecerem os produtos e suas especificidades, principalmente educacionais.
· Deixar as crianças “degustarem” dos produtos da loja
· Mostrar os Projetos Sociais Plantando o futuro e Recriando na melhor idade
· Conquista de novos parceiros e fornecedores.
· Alavancar as vendas.
· Conseguir brinquedos para serem doados em creches que deverão estar inseridas nas comunidades onde os idosos contribuem para o projeto.(ver obs no final).
Periodicidade / local

· 01 vez por mês, em locais de maior concentração de crianças e pais consumidores.


Bibliografia

Disponível em:
. Acesso em 10 junho de 2009


Disponível em:
. Acesso em 10 junho de 2009


Disponível em: . Acesso em 13 junho 2009.
Disponível em: <(
http://ajudaemocional.tripod.com/id159.html>. Acesso em 14 junho 2009.


Disponível em: <
http://www.iqb.org.br>. Acesso em 19 junho 2009.


Disponível em:
<
http://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/dicas_para_comprar_brinquedos.htm>. Acesso em 19 junho 2009






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