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sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Trabalho de Comunicação Organizacional - 2º Periodo 2009



Empresa: Foros Confecções

Integrantes do Grupo
ALEX GONÇALVES RODRIGUES
ANA PAULA SILVA ALVES
ARIANA APARECIDA REZENDE
DARIEL DE CARVALHO
ELISANGELA VERÍSSIMO
JOSÉ RODRIGUES DE ANDRADE FILHO








TEORIA HUMANISTA



Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão da disciplina de Comunicação Organizacional do 2º período do Curso de Comunicação Social, sob a orientação das professoras Cássia Cristina Silva Marino e Karla Borges.


UBERABA
2009
Apresentação da empresa

A Rodolfo Confecções, conhecida como Faro’s Confecções, é uma empresa que atua no mercado de Uberaba há 21 anos. Seu escritório e fábrica estão localizados na Rua Genésio Estevão Nascimento, 73 – Cássio Rezende.


Análise da Realidade Situacional
Macro ambiente

Ambiente tecnológico

A Faro’s confecções não deixa de lado a importância da tecnologia para produção de suas peças. Ela esta informada dos avanços tecnológicos. Suas máquinas são periodicamente trocadas por outras mais competitivas e de maior qualidade para produção. O investimento previsto para este ano é de uma maquina chamada CADI, responsável pela ampliação, modelagem e mapas.
Um sistema mais simples, porém de resultado eficaz é o de controle de estoques e pagamento dos funcionários. Tudo isso, para que o histórico da empresa seja atualizado e fonte informações para os proprietários.
Como a maioria das confecções, há também máquinas mais simples que fazem as tarefas cotidianas, é o caso das doze máquinas de costuras de ponto reto, overloque, galoneiras, cosedeira, pespontadeira, máquina de bordar, máquina de viés e outras que auxiliam o corte do tecido.
Para compor o controle de qualidade da empresa além dos tradicionais ferros industriais, possui uma máquina industrial para tirar óleo das roupas.

• Tributos

Quando o assunto é vestuário, Minas Gerais cresce no ritmo das máquinas. Com o equivalente a 8.400 indústrias, o estado representa 10% da produção nacional. Um crescimento que poderia ser maior, se não fosse os altos encargos tributários
Todos os tributos são pagos conforme o recolhimento feito através da emissão de notas fiscais, “não há venda sem notas”, explica Mara. Respeitando assim os órgãos regulamentares da área de confecção.


• Perfil do setor em Uberaba

No segmento de vestuários predomina as micro e pequenas empresas. Confecções, muitas tocadas por famílias inteiras que começam a se acostumar com as novas tecnologias e que sofrem com a falta de mão de obra qualificada. Por isso, o sindicato de Uberaba reuniu empresários, fabricantes e especialistas para discutir o futuro do setor.
O setor da indústria de vestuário de Uberaba é formado pro aproximadamente 78 empresas de pequeno e médio porte, e emprega cerca de 3000 trabalhadores diretos, e 800 indiretos, apresentando faturamento anual de cerca 32 milhões.
O número de associados ao sindicato das indústrias do vestuário de Uberaba reúne 45 empresas formalmente instaladas.
A indústria da confecção possui boa representatividade na economia de Uberaba e se divide em empresas estruturadas, com equipamentos adequados e produção que atende plenamente a demanda do mercado.
O atual cenário econômico, repleto de constantes e importantes transformações, traz para os empresários do setor de confecção desafios contínuo para criar, desenvolver e manter uma equipe de profissionais preparados para atuar no efetivo processo de mudanças. Estes desafios fazem com que os associados do SINDIVESTU estejam sempre buscando o aprimoramento da atividade envolvida neste seguimento.

• Meio ambiente

A empresa não produz nenhum resíduo tóxico que prejudique a natureza, ou população vizinha. Não existe separação do lixo, pois na cidade não existe coleta seletiva. E os materiais não utilizados pela empresa (retalhos de tecidos), são vendidos a baixo preço à pessoas da comunidade para fazerem tapetes artesanais.




Microambiente

• O negócio

Produção de roupas femininas para venda no atacado e no varejo. Segue as tendências dos grandes centros como São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia. Produz, também, sob encomendas uniformes.

• Concorrência

A Faro’s Confecção tem como foco a venda no atacado, prova disso é que 90% de sua produção é vendida pelos representantes externos, em regiões como Bahia, São Paulo e as cidades da redondeza e apenas 10% do que se é produzido, é vendido em Uberaba.
Os maiores concorrentes estão situados também nos grandes centros, já que estes, por serem grandes fornecedores, concentram uma grande parcela de confecções. Podemos citar mercados com o de Divinópolis, Goiânia e São Paulo.

• Comunicação

Mercadológica


A divulgação dos modelos criados pela Faro’s Confecção é feita através dos da sua equipe de vendas externas. Esse mercado consome 90% de sua produção.
É o atacado seu grande forte, pois sua fabricação é feita através das encomendas trazidas por estes vendedores. Há uma loja anexa à fábrica, que expõem parte dos produtos. Não há até o presente momento, nenhum planejamento de mídia para divulgação das peças no mercado de Uberaba. Porém existe a vontade por partes dos donos da fábrica expandir as vendas no mercado de Uberaba.

Comunicação interna


A maioria dos comunicados a serem feitos na loja, são através do um mural de recados, que fica instalado no departamento de produção. Para alguns casos mais detalhados, são feitas reuniões ou convocações breves entre o grupo. Utiliza-se também do telefone para comunicados breves.

Endomarketing


Não há nenhuma estratégia de endomarketing. A empresa até o presente momento não proporciona aos colaboradores nenhuma formação especializada, palestras, e/ou reciclagem. Os proprietários são as fontes de estímulo para as produções a serem feitas, após colherem dos vendedores, feiras ou convenções as tendências do mercado.


Comunicação administrativa


A Faro’s Confecção possui um departamento administrativo enxuto, capaz de cumprir as tarefas básicas para o funcionamento da empresa como emissão de Notas Fiscais, pedidos de compras, vendas, controles de estoque, formulários internos, e toda a parte burocrática da administração.

Comunicação Institucional


Embora esteja inserida no mercado de Uberaba há aproximadamente 21 anos, atuando fortemente no mercado atacadista, a empresa não investe na sua comunicação institucional uma vez que o varejo representa apenas 10% de suas vendas.

Público alvo

Mulheres de 18 anos ou mais e com poder de compra. A fábrica atende, também, pedidos de fabricação de uniformes femininos, masculinos ou infantis. Ou seja, empresas que seus funcionários são uniformizados também é o público alvo da empresa.


• Colaboradores

Possui uma equipe de 10 colaboradoras internas na linha de produção e vendas (loja e fábrica) que possuem categoria assinada garantindo-lhes todos os direitos trabalhistas, e cinco grupos de vendedores externos. São afiliados ao SINDIVESTU (Sindicato da Indústria do Vestuário), juntamente com mais de 50 empresas de Uberaba.

• Fornecedores

Para que haja competitividade, é necessário um nivelamento de qualidade e preço. No mercado de Uberaba, há uma pluralidade de produtos, alguns com baixa qualidade, preços abusivos, outros que são referências de bom gosto, porém a preços impraticáveis. Oferecer qualidade, inovação, e preços módicos, é a pretensão de todas as empresas. Assim, buscar tecidos nos grandes centros como São Paulo, Belo Horizonte e exterior, é a saída para que haja uma concorrência justa, mesmo com as dificuldades enfrentadas como a alta do dólar. O produto final é resultado de uma compensação entre fornecedor, confecção e cliente.
Outro fator que contribui muito para que a confecção renove seu estoque e suas ofertas, é a visita dos representantes que antecipam o que cada estação pedirá. Eles trazem as inovações do mercado. Essa relação é muito sadia e faz com que todo o setor tenha a mesma oportunidade de inovação. Cabe aqui a criatividade de cada empresa.

Diagnóstico

Pudemos observar que a Faro’s Confecção, necessita de um plano de comunicação para melhoramento da comunicação institucional (fazer com que a Faro’s seja reconhecida no mercado de Uberaba) e mercadológica (divulgação dos produtos da empresa no mercado varejista de Uberaba). A empresa precisa de um ponto de venda melhor localizado de acordo com seu público.
Diagnosticamos o desejo por partes dos donos da empresa em adquirir uma nova máquina para a produção. Assim tem em mente conquistar o mercado de Uberaba e crescer seus lucros.


Identidade e Imagem

A identidade reflete e projeta a personalidade real da empresa, ou seja, é um auto-retrato da organização. É o ser e fazer da empresa em sua atuação global. Verificamos que a Faro’s Confecções não tem problemas com sua identidade, o comportamento e comunicação dentro da empresa são favoráveis para patrão e empregado.
Já a imagem de uma empresa, é como é vista do “lado de fora”, como as pessoas vêem a empresa, não há como determinar precisamente essa realidade. Assim identificamos que existe uma deficiência na imagem da empresa. A rede de comunicação informal não é negativa e nem positiva, pois a empresa é pouco conhecida na cidade de Uberaba. Assim vamos trabalhar com intuito de estimular a boa imagem da empresa frente ao seu público alvo.

Objetivo e Meta

A proposta é que a empresa, que já atua há vários anos no mercado seja consolidada no mercado Uberabense como um ícone no setor de confecção. A meta é que esta seja alvo de um aumento significativo em suas vendas. No primeiro momento, o foco principal serão as vendas natalinas e as coleções de mudança de estação (Primavera/Verão) tendo como objetivo fazer com que estas sejam maiores do que os anos anteriores.

Público envolvido

O público envolvido no processo para atingir nosso objetivo está ligado diretamente com os clientes. Lembrando que o público envolvido nesse processo é o consumidor em geral (os clientes e potenciais clientes), ou seja, mulheres com poder de compra.
Na construção de uma boa imagem de uma empresa (comunicação institucional) refletindo na comunicação mercadológica é importante salientar, que todos os funcionários sejam a propaganda viva da empresa. Assim divulgando para quem os procurar uma boa imagem da organização. Ajudando na rede informal positiva.

Estratégias

Partindo do que foi diagnosticado elaboramos um plano de ação para os seis primeiros meses com ferramentas específicas para trabalhar a Comunicação Institucional e, com um foco maior, a Comunicação Mercadológica, buscando assim, alcançar as metas e objetivos estabelecidas. Para isso propomos:
· Comunicação Institucional
- Campanha publicitária na TV com dois VTs de 30 segundos. O primeiro apresentando a fábrica, sua qualidade de produção e seu profissionalismo em relação a escolha da matéria prima. O segundo sobre a loja, suas instalações, produtos, qualidade no atendimento e compromisso com os preços. O público deverá ser feminino com mais de 18 anos, com poder de compra.
- Uniformização para os funcionários, fabricado pela própria empresa.
- Parcerias com uma ONG para a doação de retalhos para a confecção de peças artesanais com posterior doação de uma parte da produção para creches ou centros de atenção a mulheres carentes.
- Participar no patrocínio de eventos ligados a causas sociais na cidade de Uberaba.
· Comunicação mercadológica.
- Configuração na Lista Telefônica com um anúncio de ½ página na quarta capa ou na divisão de atividade ou segmento de confecção.
- Pintura da fachada e colocação de um back light
[1].
- Um Spot
[2] de 30 segundos nas rádios divulgando a qualidade da empresa e seus produtos, durante dois meses, intercalando com a TV, fazendo o papel de mídia de sustentação.
- Criação de um site para a empresa visando à divulgação dos produtos da mesma, bem como, ajudar na consolidação da marca no mercado. Esse Site então ajudará tanto a Comunicação Mercadológica como a Comunicação Institucional.
- Produção de Postais para divulgar o lançamento da coleção para a estação, que deverão ser enviados para as clientes, contendo também links para o site da empresa. Poderá ser utilizado um mailing próprio ou mailing do SINDIVESTU, ou ainda um mailing de mulheres com mais de 18 anos que pode ser adquirido na ACIU.
- News Letter
[3] enviado às clientes no início e no decorrer da estação para divulgar queimas de estoque e eventuais promoções contendo também links para o site da Empresa.
- Criação de parceiras com as escolas para a produção de uniformes, com a bonificação de um percentual de desconto nas vendas através de um cupom fornecido pela escola.
- Panfletagens e pedágios próximos ao início do ano letivo.
- Desfile de moda. Criar uma parceria com os fornecedores buscando subsídios para a realização do desfile de lançamento da coleção primavera-verão podendo ser realizado em setembro.

Recursos

Recursos Humanos


Promoção de reuniões e confraternizações dirigidas aos funcionários para que haja uma disseminação das idéias das novas ambições da empresa de forma compartilhada com os colaboradores. Promover a conscientização dos colaboradores em relação à qualidade do produto e a imagem da empresa e ser passada de forma positiva.

Mercadológico

Para alcançar os objetivos propostos utilizaremos principalmente os recursos mercadológicos e seus diversos instrumentos de comunicação para que a empresa alcance as metas de crescimento almejado. Como foi descrito nas estratégias os recursos mercadológicos serão muito importantes, pois promoverá a propaganda e o marketing.

Financeiro
Para alcançar resultados satisfatórios será necessário que os sócios-proprietários destinem recursos financeiros para a realização das varias estratégias propostas no plano de ação, ou seja, liberação de verbas para a mídia.

Avaliação

A mensuração dos resultados poderá ser feita através de pesquisas realizadas em períodos específicos durante os seis primeiros meses de implantação da estratégia definida visando analisar o desenvolvimento das vendas nesse período.
Poderá ser feita também pesquisa de satisfação junto ao público consumidor durante esse período visando sanar possíveis problemas nos produtos e também no atendimento feito na loja ou no site. Essa ação poderá ser desenvolvida via telefone, através de um cupom preenchido no ato da compra e através de mailing.
[1] Backlight é a forma de iluminação usada num monitor LCD.
[2] Spot é um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio. Feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes).
[3] Boletim informativo (newsletter em inglês) é um tipo de publicação de distribuição regular.

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