Qual a concepção psicossocial de identidade empregada pela mídia?
A mídia muitas vezes tenta reeducar o ser humano, induzindo-o e persuadindo-o a ter uma identidade psicossocial consumista. Ou seja, ter um comportamento físico e mental frente à sociedade, de acordo com os padrões ditados pela mídia. Utilizando, para isso, do controle da subjetividade humana, proibindo a nível consciente, porém, incentivando e impondo certas atitudes no subconsciente.Podemos usar como exemplo as diversas propagandas que induzem, subjetivamente, o público ao consumo de bebidas alcoólicas. Nesses comerciais são construídos ambientes que despertam o desejo do público a consumir o produto e, muitas vezes, utiliza-se nesse contexto a figura de pessoas famosas e bonitas. Nesse caso, a concepção psicossocial que a mídia adota é o de induzir o consumo subjetivamente atingindo o subconsciente e despertando o desejo. Mas de uma forma consciente e discreta inibe esse consumo, colocando no fim de cada comercial, frases do tipo “Beba com moderação”.Na comunicação entre a mídia e o indivíduo a mensagem transmitida de forma explícita pode ser uma, porém, na forma com que essa mensagem é transmitida, no seu contexto, pode estar implícita uma mensagem totalmente contrária à primeira.Podemos concluir então, que a mídia funciona como uma música hipnótica e que encontra multidões de dançarinos dispostos a seguir o seu ritmo frenético e nada ingênuo.
Drogas Masculinizantes e Individualismo
Há 14 anos
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